terça-feira, 22 de setembro de 2009

1% de inspiração, 99% de observação, 0% de apego

Não, não é sobre testes de usabilidade (a "última moda" em design de interação). Quero falar sobre o trabalho de observação que o projetista pratica 24 horas por dia, 7 dias por semana. O trabalho de observar as pessoas ao nosso redor e suas reações a estímulos visuais e emocionais. Acredito que é nesse dia-a-dia que acumulamos bagagem para o 1% de inspiração.
Para ilustrar um pouco melhor o que quero dizer, vou contar uma estória (beeeemm fictícia):

1% de inspiração
"Caraleo, ficou muito bom esse "logo". Tá perfeito: proporção áurea, cores complementares, gestalt, isso dizendo isso, aquilo dizendo aquilo. Poutz, tá muito bom mesmo. Eu sou o cara! Nem sei como pude ser capaz de fazer algo tão bom. Não dá pra mudar nada, tá perfeito! Vou mostrar pro pessoal."

99% de observação
— Vamos chamar o cliente galera, terminei uma obra prima!
— Podemos ver?
— Claro. Olha aqui.
— Huuummmm. Não gostei.
— Nem eu.
— Eu também não. Quem sabe se mudar essa cor.
— Tá estranhho. Sei lá. Essa curva aqui, não gostei dela assim.
— Mas pessoal, o que que tá errado? Olha a forma, as cores, a ideia. Tá tudo encaixando!
— Sei lá cara, não tem nada errado, mas também não tem nada que faça com que eu goste.
— Mãeeee! Olha aqui e me diz o que tu acha!
— Coisa feia da porra meu filho, esconde isso!
— Mas mãe...

"Já sei, esse pessoal não é o 'target'. Vou falar com 'las personas' do projeto e ver o que eles acham."

— Pessoal, vocês estão aqui pra dizer o que pensam a respeito disso. Podem falar. Queremos a opinião de vocês.
— E o que a gente tem que falar pra receber o combinado?
— Aquilo que vocês estão pensando!
— E o que vocês querem que a gente pense pra receber o combinado?

0% de apego
"É, não deu certo. Achei bom pra caramba, mas foda-se. Bora lá tentar fazer melhor, só preciso de um pouquinho de inspiração... o que foi que o pessoal falou mesmo que estava faltando?"


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