quarta-feira, 3 de março de 2010

A usabilidade e os elevadores

Em primeiro lugar, usabilidade não é novidade. Não foi inventada pelo Nielsen e muito menos está restrita ao ambiente digital (leia-se "internet"). Evitar erros, observar usuários e encontrar soluções que facilitem o uso de objetos do nosso dia a dia é trabalho de designers e não-designers há muito mais tempo que possamos imaginar (pergunte ao Norman, sócio do Nielsen).

Ainda assim, encontramos dificuldades em muitas tarefas que executamos diariamente: placas de trânsito (experimente vir para São Paulo e sair de carro sem GPS), cardápios, caixas eletrônicos, sinalização do metrô, dos ônibus, etc. Neste post, vou relatar a complicada tarefa de utilizar um elevador.

Quando meu filho nasceu, fiquei 3 dias acompanhando minha esposa no hospital e já de cara, pude
perceber que havia algo de muito errado na utilização do elevador, o que, invariavelmente, acabava me deixando no andar errado.


O erro mais gritante que podemos perceber apenas observando a imagem é a total falta de consistência para os diferentes nomes dos andares.

Nas placas dentro e fora dos elevadores, temos a seguinte nomeclatura:








In
Te
SS

Já, nos botões do elevador, está escrito assim:

6
5
4
3
2
1
0
-1

Não preciso escrever muito sobre o absurdo da inconsistência nos nomes dos andares.

Agora, imagine-se entrando no elevador e procurando desesperadamente o botão que se refere ao andar "In", no qual está localizado o restaurante. Desesperadamente, pois o entra e sai é grande e parece que todo mundo sabe onde ir, menos eu. Não quero parecer idiota, então me desespero.

Depois de subir e descer umas 2 vezes, começo a ler tudo que encontro pela frente dentro do
elevador. É quando me dou conta que na placa com a descrição do conteúdo de cada andar, temos também uma importante informação avisando que o acesso aos andares 7 e SS é feito apenas pelos elevadores 6 e 7.
Essa informação é um aviso, e um aviso importante, ainda mais de dentro do elevador. Mas porque é tão difícil de conseguir enxergá-la? Acredito que seja porque ela está escrita com a mesma fonte (cor e tamanho) que as informações relativas ao conteúdo do andar. E, sendo um alerta para evitar o ato de tomar o elevador errado, seria importante ressaltar essa informação como crítica para a utilização do mesmo (com cor, tamanho de fonte ou posição diferentes). Ninguém entra num elevador e lê todas as informações referentes a todos os andares.

Mas vou adiante e acabo pressupondo que estou em algum outro elevador que não seja o 6 ou 7, mas também não encontro dentro do mesmo a informação que me certifique onde estou, e novamente fico na dúvida (nisso, já subi e desci, do primeiro ao último andar, umas 5 vezes).

Depois de tentar não parecer idiota, mas sem sucesso, pois já é a oitava vez que a recepcionista do terceiro andar me olha pela porta do elevador com um sorriso do tipo "mais um" (parece pegadinha).

Foi quando tive um lampejo de inteligência e começo a colocar a lógica para funcionar:

Se este elevador não tem o botão 7, ele não deve ser nem o elevador 6, nem o 7.
Não sendo nenhum destes elevadores, ele atende apenas do térreo ao 6º.
Muito bem, então vamos montar uma tabelinha aqui:

placa - botões

7 - não atende
6 - 6
5 - 5
4 - 4
3 - 3
2 - 2
1 - 1
In - 0
Te - -1
SS - não atende

Bingo!!!

É só apertar no zero e rezar para que o restaurante ainda esteja aberto.

Só que na verdade, eu demorei os 3 dias para começar a utilizar o elevador sem pensar. Além de mim, quantas pessoas se sentem como idiotas ao não saberem como utilizar este elevador.

O pior nisso tudo é saber que pequenos detalhes poderiam evitar que muitas pessoas tivessem uma experiência desagradável dentro do hospital.

Para não ficar apenas apontando os defeitos, abaixo minha sugestão para melhorar essa experiência (o conteúdo dos andares não está preciso, pois não é preciso estar preciso):


E por último, também gostaria de chamar a atenção com respeito aos botões de abrir e fechar a porta do elevador. Principalmente o de abrir a porta, pois ele é feito exclusivamente para a situação de a porta estar fechando e você conseguir abri-la rapidamente antes que a mesma feche.

Eu nunca consigo.

Sempre me perco procurando qual botão executa esta tarefa. No caso do elevador acima, é fácil de perceber o porquê. Todos os botões são iguais. Tanto para escolher um andar quanto para abrir uma porta, que são tarefas completamente diferentes. Além disso, os símbolos que descrevem o que cada botão faz, não possuem contraste e se você comparar o de abrir e o de fechar, eles são muito parecidos, o que aumenta ainda mais a confusão.

Espero que assim como aconteceu com o desenvolvimento de interfaces digitais, o mercado, de uma maneira global (empresários, designers e usuários), perceba a importância da usabilidade nas tarefas e objetos ao nosso redor.

(PS: prometo entrar em contato com o Hospital que possui este problema e postar aqui a resposta)

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Simplicidade e objetividade.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente...não moro em prédios, não frequento...mas quando frequento são com botões assim xD' e eu nunca tive problemas.

    ResponderExcluir