sexta-feira, 4 de março de 2011

Priorizando decisões de design

Numa livre adaptação (cópia mal feita) do Apple Human Interaface Guidelines: Prioritizing Design Decisions e sem compromisso algum com nada, fiz esta pequena nota para as guidelines das aplicações interativas para a TV. Esta nota é útil e serve para o desenvolvimento de qualquer produto, pois mostra de maneira clara onde manter o foco e como compartilhar as decisões entre os envolvidos do projeto.


A pirâmide acima mostra uma escala na qual devemos nos guiar para não gastar tempo e recursos em funcionalidades de um nível acima, sem preencher ao máximo o nível subsequente.

Requerimentos mínimos

Assim como uma geladeira deve refrigerar o alimento ou uma maçaneta deve abrir uma porta, o mais importante de qualquer aplicativo é atender as necessidades básicas que ele foi concebido.
Nenhum recurso ou diferenciação pode ser mais importante que as principais funções do aplicativo.
É necessário criar um lista de itens indispensáveis para o aplicativo em desenvolvimento.

Exemplo de itens indispensáveis para um “gravador digital”
- gravar um programa
- assistir um programa gravado
- apagar um programa gravado

Outros recursos como avançar ou retroceder em “n” velocidades é esperado pelo usuário, mas pode ou não fazer parte da lista de requerimentos mínimos. Vai depender da decisão do grupo de desenvolvimento.

Recursos esperados pelo usuário

Como no exemplo anterior, o recurso de retroceder ou avançar vídeo, pode ou não fazer parte da lista de indispensáveis. Mas ainda é um bom exemplo de recurso esperado pelo usuário. A falta dele não mata o aplicativo, ainda é possível gravar e assistir programas, mas pode causar decepção ao usuário, pois nesse exemplo ele já conhece esses comandos através de outros produtos análogos ao gravador de tv (video-cassete, rádio-gravador, dvd player, cd player, etc.).

Diferenciação

A diferenciação é fundamental para qualquer aplicativo, pois é nela que podemos melhorar a experiência do usuário e nos destacar de aplicativos similares. Porém, ela não pode rivalizar com as bases da pirâmide.
Os recursos de diferenciação exigem cuidado, pois o uso das funções básicas não podem perder seu foco em prol de das atividades extras que o aplicativo oferece.
Um exemplo grosseiro seria um celular com câmera, mp3 player, viva voz, rádio e wap onde o simples ato de ligar ou atender uma chamada de voz é prejudicada pela complexidade de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário